Os cortes que o Governo impôs aos custos com trabalho extraordinário (fixados por despacho numa redução mensal, em média, de 10% comparativamente à despesa feita em período homólogo) levarão, a sérios constrangimentos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que começaram ontem a ter os seu primeiros efeitos.
Exemplo disso, além das taxas moderadoras, é a alteração do horário de funcionamento dos Serviços de Atendimento Urgente (SASU) de Penafiel e Paredes que funcionavam aos Sábados, Domingos e feriados das 9 às 21h.
A partir de 1 Janeiro, estes SASU´s passaram a estar aberto nesses dias apenas entre as 9 e as 16 horas, no caso do SASU de Paredes, e das 13 às 20 horas no caso do SASU de Penafiel.
Este é o primeiro resultado visível da aplicação no Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega e Sousa de um conjunto de medidas que visam adaptar aqueles serviços de saúde à redução das horas extraordinárias em cerca de 40%.
E os restantes SASU's? de Paços de Ferreira, e os que funcionam sob alçada das Misericórdias? Lousada, Felgueiras e Marco de Canaveses? Perderão o acordo para atenderem os utentes do SNS? Atendendo-os apenas em regime privado?
Esta situação empurra os utentes para a urgência do Hospital Padre Américo, saturando-a ainda mais.

Sem comentários:
Enviar um comentário