quinta-feira, 22 de abril de 2010

A radiação e os seus malefícios

Em Imagiologia poderemos dividir as técnicas diagnósticas em função da fonte de energia utilizada para gerar imagens: em radiação ionizante ou não ionizante.

As modalidades que utilizam radiação ionizante são as que utilizam radiação x, gama, etc. A radiação x é a utilizada na Imagiologia, enquanto a radiação gama é comumente utilizada na Medicina Nuclear e/ou Radioterapia. E o que são radiações ionizantes?

Em Imagiologia, a energia eléctrica é transformada por uma máquina (gerador) em energia electromagnética (raios X) e em energia térmica. Posteriormente, esses RX irão induzir outras trocas entre tipos e estados de energia na matéria, sobre a qual incidem. Então, a radiação mais não é, do que a energia emitida e transferida através da matéria. A luz visível é uma forma de energia electromagnética emitida pelo sol à qual podemos chamar radiação electromagnética. A matéria que intercepta uma qualquer radiação, diz-se irradiada ou exposta à radiação. A radiação ionizante, tem a capacidade de arrancar um electrão da órbita em turno do núcleo, de modo a este interagir com outro átomo próximo. Tornando a átomo ionizado, com carga positiva. Qualquer tipo de energia capaz de ionizar a matéria denomina-se ionizante. Os raios X e gama são as únicas formas de radiação electromagnética com energia capaz de ionizar a matéria.

Existem na natureza algumas formas de radiação ionizante que são prejudiciais para o ser humano. Uma delas é denominada radiação ambiental natural, outra é denominada radiação cósmica.A radiação ambiental resulta da desintegração de alguns átomos que existem na matéria, como por exemplo o urânio. A radiação cósmica vem do universo, das várias estrelas e material celeste, que existe no espaço, libertando radiação que atinge o nosso planeta constantemente. Os RX utilizados na medicina são a primeira fonte de radiação ionizante criada pelo Homem. Os benefícios da sua utilização são indiscutíveis: têm a capacidade de observar o corpo humano in vivo. Mesmo assim, a sua aplicação deve ser sempre prudente, procurando evitar exposições desnecessárias. Entre as outras fontes não naturais tem-se a referir, as centrais nucleares, bombas atómicas, certos aparelhos de televisão, luzes de aeroportos, etc.

Mas o efeito ou capacidade de ionizar induz um efeito biológico, este já não a um nível atómico mas molecular. O efeito biológico da radiação engloba bastantes factores, estando relacionado com o efeito ionizante da radiação em geral. Uma vez ionizado um átomo, mudam-se as suas capacidades de união química, podendo levar à ruptura da molécula onde se inserem os átomos ionizados. A molécula anormal pode funcionar, mas de uma forma incorrecta e dar lugar a tecidos neoformativos, ou não trabalhar e necrosar. Este processo não é irreversível, pois as moléculas têm enzimas que “reparam” as moléculas danificadas mas por vezes isso não acontece. E surgem sintomas de excesso de radiação como por exemplo: diarreias, náuseas, vómitos, hemorragias, etc. Estes efeitos que se detectam horas, dias, semanas após a exposições prolongadas, dizem-se somáticos.

Por vezes a radiação pode provocar alterações atómicas na molécula de ADN que se encontra no núcleo das moléculas. O ADN, tem também uma capacidade regeneradora, mas pode por vezes, ocorrer uma mutação, um erro na sua sequência, que não é reparado, sendo transmitida de célula para célula. Por tal motivo, as mulheres em idade fértil, e em que se suspeite de gravidez, não devem estar expostas a radiações. Sobretudo nos primeiros meses de gestação.

Certas alterações, podem só se manifestar passados anos da exposição à radiação e ser até transmitida ás gerações seguintes, podendo só se manifestar na 2ª geração. Estas alterações dizem-se genéticas e um exemplo são os descendentes dos indivíduos expostos à radiação das bombas atómicas no Japão, na 2ª Guerra Mundial. Neste caso estamos a falar de exposições a doses muito superiores aos limites máximos admissíveis.

Todos os equipamentos imagiológicos que utilizem radiação x têm essa capacidade de ionizar moléculas. Uns mais do que outros. Por ordem crescente de energia teremos o densitómetro, no qual se realiza a densitometria óssea, mamógrafo, que realiza as mamografias, o equipamento de raio x , que realiza todo o tipo de raio x (seja ele convencional, digital, com fluoroscopia, etc) e por último o TC, vulgarmente designado por TAC, que emite mais radiação do que qualquer outra técnica.

O beneficio que provém da exposição a estas radiações supera, na maioria dos casos, os riscos que comportam.

Como nota refira-se que a ecografia não utiliza qualquer radiação como fonte de imagem, mas sim a capacidade de propagação dos sons em meio aquoso. No caso ultra-sons, com frequências imperceptíveis ao ouvido humano. Daí que não seja conhecido nenhum efeito nocivo para os seres humanos pela sua aplicação.

A Ressonância Magnética também não utiliza radiação ionizante mas sim determinadas ondas de radiofrequência combinadas com campos magnéticos fortes. Trata-se de uma técnica que utiliza as propriedades magnéticas dos átomos para gerar imagens de alta resolução. Cada vez mais surgem novas aplicações para esta técnica. O recurso a esta técnica é ainda limitado, uma vez que os custos são ainda elevados, embora os benefícios sejam enúmeros e os malefícios quase inexistentes.

Mais uma vez afirmo, os dados imagiológicos não devem ser o centro da avaliação do doente, mas sim coadjuvar os dados e a avaliação clínica efectuada pelo médico assistente.

5 comentários:

  1. Obrigada pelas informações preciosas !

    Quimie.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Também sou professora, só que do ensino fundamental, gostaria de saber se existe algum filme ou documentário que vc possa me indicar que retrate os benefícios e malefícios da radiação na saúde. Muito obrigada

    Daiana

    ResponderEliminar
  3. Boa noite! Também sou professora, só que do ensino fundamental, gostaria de saber se existe algum filme ou documentário que retrata dos benefícios e malefícios da radiação na saúde. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  4. obrigado muitos bom mesmo

    ResponderEliminar